12 de out. de 2012

Dicas preciosas para noivas

Gente, uma coisa que fiz o tempo todo no meu casamento foi pegar referências e dicas. Escolhi algumas amigas próximas, que me conhecem bem e que já tinham casado para perguntar como elas fizeram com cada coisa. E isso fez toda a diferença.
Tem detalhes que não temos como saber sem nunca ter casado, e muitos deles fazem toda a diferença.


Só tome cuidado, todo mundo vai querer dar palpite e pitaco no seu casamento. Todo mundo vai dizer como tem que ser e como não tem que ser, e se você não estiver preparada para filtrar todas as opiniões ou vai enlouquecer, ou vai acabar fazendo um casamento que não tem nada a ver com vocês.

Escolha pessoas de bom senso para serem suas confidentes e aliadas. Descarte as pessoas que tem gostos muito diferentes de você, mesmo elas tendo boas intensões, não vai dar certo. Na verdade todo mundo tem boa intensão e quer participar, mas muitas pessoas não sabem dosar e acabam sendo inconvenientes. Cuidado para não dar tiro no pé querendo ser legal com todo mundo e deixar que os outros façam a sua festa.

Eu sempre vi as dúvidas que eu tinha e via quem teria mais autoridade para me ajudar. Tinha algumas amigas que tinham casado a pouco tempo e elas me ajudaram bastante com coisas que eu não sabia como era e com dicas importantes sobre o dia.

Aqui um resumo do que aprendi:
1) Penteado de Noiva:  escolha cabelo preso, muito bem preso. Todo mundo vai querer te apertar, abraçar e vão esquecer que você está com um penteado que tem que durar até o fim da festa. Quanto mais para cima, mais preso, melhor. Cuide com detalhes na altura dos ombros, é por aí que as pessoas te abraçam.

2) Não vá ao salão no dia do casamento
Eu fui, mas é um risco. Quando você chegar lá no salão não vai estar nada pronto, vai ter um monte de coisas espalhadas, um monte de gente e uma certa baguncinha. Se você for insegura, estressada, isso vai te dar uma mega ansiedade, te deixar nervosa e você ainda vai atucanar e atrapalhar os fornecedores. Então se você não tem certeza se vai se controlar, mantenha distância do salão, para o seu bem e para o bem das pessoas que estão trabalhando para você.
Combine tudo antes com a decoradora e a cerimonialista. Deixe tudo que precisa deixar pronto antes e fique tranquila. Escolha uma decoradora que você confie e se achar válido, peça para uma amiga acompanhar a montagem, dar uma passada lá para ver se está tudo ok, ligar apra a decoradora e ir um pouco mais cedo para ver se tudo ficou pronto. Lembre de dizer exatamente para esta amiga o que você combinou com a decoradora. E escolha uma amiga centrada, pois se for uma mais ansiosa que você será um desastre. Ah, e de carta branca pra amiga resolver qualquer pepino, pois se ela for te ligar, não terá propósito nenhum. Ela só deverá te ligar em caso de incêndio no salão, depois de ter conseguido um outro lugar pra sua festa. Amigos são para essas coisas. Eu também envolveria envolver os pais neste processo. Eles também estarão nervosos.
3) Confie 100% na sua decoradora
Gente, a decoração é tudo. Converse, converse, converse e mude o que quiser antes da festa. Deixe tudo alinhado. Mas confie nela para garantir a sua felicidade no dia do casamento. Se tiver um pingo de desconfiança, continue procurando uma outra fornecedora. Peça indicações, veja se ela está entendendo o que você procura.
4) Café da manhã
Tome um café da manhã reforçado no dia do casamento, vocÊ não conseguirá comer muito neste dia, ou por falta de tempo, ou por nervosismo.
5) Refeições:
Faça refeições leves, não coma nada diferente. Evite comidas cruas e pesadas... vá que elas te façam mal justamente neste dia. Avise seu noivo sobre isso, ele tende a não lembrar. Escolha saladas, um carbohidrato e uma carne leve e não exagere!!!
6) escolha um salão especializado em noivas, não precisa ser caro, mas tem que saber como funciona arrumar uma noiva. Você estará nervosa e eles precisam saber te manter calma. Eles precisam te dar segurança no que estiverem fazendo e ter bastante tato para te atender, a você e a sua família e amigas se for o caso. O serviço neste dia é fundamental para garantir que você esteja feliz na hora que precisa estar. Outra coisa, o salão precisa cuidar seus horários para você não atrasar. Você estará emocionada e vai querer conversar, tirar fotos, lembrar de coisas da infância... e alguém tem que te dizer: Hora de se Vestir, Hora de Comer, Hora de maquiar. Você vai esquecer de tudo. Eu quase esqueci de colocar os brincos, acreditam?
7) Você precisa de alguém para cuidar do protocolo, horários e agenda o dia inteiro.
Em casa, planeje seu dia no dia anterior. Anote tudo que tem que fazer e pegar - se não anotar você vai esquecer. No salão, confirme com eles o horário que você precisa estar pronta para que eles cuidem da agenda e você só relaxe. Peça para eles te obrigarem a comer, você vai esquecer.
Leve uma lista do que você vai vestir para não esquecer de nada, tanto de levar quanto de usar: Véu, vestido, meia-calça, brinco, perfume, etc.
Na cerimônia é bom que tenhas uma cerimonialista, que pode ser uma amiga, mas você vai combinar com ela tudo o que vai acontecer e em qual momento, e ela terá o protocolo com ela e te ajudará a fazer cada coisa na sua hora. O bom da cerimonialista é que ela já sabe lidar com imprevistos e sacar o momento de cada coisa. Por exemplo, adiantar a hora do buquê ou atrasar o início da festa se os convidados ainda estiverem comendo. Coisas do tipo.

Dicas para a entrada da noiva no altar:

Cuidados que você tem que ter nesta hora:
- respire fundo 3 vezes e acalme-se
- Sorria o tempo todo
- Segure o buquê na lateral, na altura do umbigo para todos poderem ver seu vestido e você inteira.
- escute a música que você escolheu para sua entrada antes de começar a caminhar. Escute ela por uns segundos para que o momento fique na sua memória
- Olhe para as pessoas, também é importante para você lembrar do momento.
- Sorria para o seu fotógrafo primeiro, se der, e sorria para as câmeras dos convidados - as fotos do fotógrafo vão demorar para ficar prontas e as dos convidados vão te ajudar a conter a ansiedade.
- escute as músicas, olhe nos olhos dos padrinhos, dos pais, sogros, noivo e padre/pastor/celebrante
- fique com o buquê na mão o máximo de tempo possível, para que a fotógrafa consiga fazer fotos de você com ele no altar.