5 de set. de 2011

Salão para casamento: Como escolher!

Bem a primeira coisa que você precisa decidir é o número de convidados. Esta é a informação principal para você fazer suas escolhas. De nada adianta uma decoração linda se as pessoas não tiverem como se movimentar.
Dica 1
- O espaço é adequado para o número de convidados de seu casamento?

Dica 2 
- Avalie os custos extras que o local terá. Seja com buffet e bebidas quanto com decoração. Não adianta pegar um lugar barato mas descuidado que você vai acabar gastando muito na decoração.

Dica 3
- Informe-se bem certinho sobre os horários de funcionamento do local. Quando o espaço estará disponível para a decoração ser feita. Quando você precisará entregá-lo limpo e tudo o mais. Se você quer que sua festa não tenha hora para acabar precisará que o local permita isso. Descubra todas estas regras bem cedo, antes de fechar o contrato, afinal, nenhuma surpresa pode por a baixo sua festa.

 Dica 4
- Avalie a temperatura. O ambiente tem ar condicionado ou aquecedor? Lembre-se que você não encherá a pista de danças se o salão estiver muito quente. E que as pessoas irão para casa bem cedo se for muito frio. Além de belo, o ambiente precisa estar agradável.

Dica 5 
- Dê atenção aos banheiros. Se eles forem feios e quebrados, esqueça. Não adianta causar um impacto na decoração se os banheiros forem horríveis. Outra coisa, avalie se os banheiros comportam a quantidade de convidados. Cansei de ir em festas que os banheiros entopem ou deixam todo o salão fedorento. Nenhuma noiva merece isso. Preste bem atenção. Escolha lugares onde você já foi a alguma festa. Converse com pessoas que tenham feito a festa no lugar que você está pensando. Só assim para ter certeza destes detalhes.

Dica 6 
- Veja as restrições do lugar quanto a fornecedores de decoração, buffet e bebidas. Alguns locais só permitem fornecedores parceiros. Desta forma vocÊ ficará presa ao serviço deles.

Dica 7 
- Avalie o horário de silêncio. Se for uma área residencial, esqueça. Você não quer a brigada militar acabando com usa festa né?

Dica 8
- Dentre os seus convidados tem algum com restrição física ou muito idoso? Pense no acesso destas pessoas.

Dica 9
- Como seus convidados irão estacionar? Tem espaço?

Dica 10 
- Ao visitar o local já avalie o que ficará em cada lugar. Tem espaço pro DJ ou para a banda? Tem espaço para dançar ou você terá que arrastar as mesas para abrir a pista de dança? Tem algum ambiente para fazer o espaço para as fotos? Espaço para a cozinha é separado do salão (para os convidados não ficarem vendo tudo o que se passa na cozinha. O que nunca é uma visão agradável.

Dica 11 
- Qual o mobiliários disponível? Afinal, se você precisar de outros móveis terá que alugar e isso aumentará seu orçamento.

Dica 12
- Há crianças na lista de convidados? Você terá um espaço para elas? Avalie as possibilidades do salão para isso. Escolha um espaço para fraldário também.

Dica 13
- Gerador - além do risco de faltar luz, há toda a iluminação especial que você pode escolher. Então preste atenção nisto.

Dica 14 
- O local cobra alguma taxa extra no caso de quebra de copos, perda de talheres e coisas do gênero? É preciso evitar surpresas.

Dica 15
- Fácil acesso, não adianta um local perfeito se seus convidados se perderem ao chegar lá. Você não quer convidadas emburradas e maridos de saco cheio de ouvir reclamações. Então, escolha um local de fácil acesso ou capriche no mapa.


Sim, é bastante coisa. Mas para ter uma festa inesquecível é preciso planejar. O melhor a fazer é ler e informar-se muito sobre esses detalhes, pois só assim teremos certeza de fazer a escolha ideal.